sábado, 20 de abril de 2013

Update - 20/04/2013

Olá, amigos opaleiros! Já faz algum tempo, heim?


Pois é... cada vez que ocorre um evento relevante, ou quando sinto falta mesmo, é o momento de deixá-los à par da minha missão de restauração do Duke. Pois um desses momentos chegou!

Para entender, vamos colocar aqui o que aconteceu desde a última postagem... Nossa, faz um bocado de tempo! Praticamente um ano! E desde essa época, algumas coisas interessantes aconteceram. Por exemplo, na época da última eleição, o Duke levou meus amigos e eu à um distrito retirado, chamado Molha Pelêgo. O trajeto era curto, pouco mais de 10 Km, e correu sem percalços. Mais um testemunho da durabilidade do Opala, que mesmo com alguns problemas enfrentou a estrada numa média de 80-90 Km/h sem sentir (apenas esquentando um pouco, o que é esperado).

Uma informação relevante: no último post, eu tinha acabado de trocar o motor original por outro, movido à gasolina. Esse motor era uma incógnita na época, não sabíamos como ele enfrentaria o uso diário. E realmente, problemas apareceram. Um (ou todos) os anéis dos pistões está (ou estão) com problemas, e as velas têm de ser substituídas frequentemente. O óleo que circula na parte de baixo do motor sobe por uma provável fissura nos anéis e molha as velas, inutilizando-as. Em um dos cilindros o problema foi solucionado com um pula-macaco, mas essa maldita peça é difícil de achar, e por enquanto só uma das velas está devidamente instalada com o pula-macaco.

Outro acontecimento aconteceu durante uma viagem para Não-Me-Toque, trajeto de 18 Km. Em uma freada brusca, o quadro da suspensão dianteira se quebrou, e o carro ficou bastante instável: Ao frear, a direção puxava para a direita. Uma ou duas semanas depois do ocorrido, consegui localizar através de contatos com mecânicos (Gibacar) um quadro de suspensão em Passo Fundo. Quadro localizado, aproveitei para mandar vir um setor de direção também, o que fez uma grande diferença, pois a direção perdeu aquela folga (mais para férias... hehehe) que tinha. Agora, para completar a suspensão, preciso das buchas, das ponteiras e dos amortecedores. Os 4 estão no fim da vida útil, e após trocar tudo isso, fazer a geometria. Em seguida, pneus. Os que estou usando agora são da medida errada, apesar de serem aro 14.

Hoje (20/04/2013), consegui resolver um problema que o carro estava tendo. Ao tentar dar a partida, o motor virava mas não pegava logo, e quando pegava o carro ficava afogado, engasgava muito e consumia exageradamente (mesmo para um 2.5). Um outro mecânico me disse que poderia ser carburador sujo / entupido. O que eu fiz? Recorri ao bom e velho Car80, e parece que resolveu. Agora é sair e ver como o Duke se comporta.

Bom, quando eu tiver mais coisas para falar, eu apareço por aqui novamente. Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário